quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Buscando a vontade de Deus


Caros leitores, é comum ouvirmos às vezes alguém perguntar: mas como é que eu vou saber a vontade de Deus sobre...? A maioria das vezes a questão é um relacionamento (namorar com esse, ou não; casar com aquele, ou não). Outras vezes a dúvida é relacionada ao emprego, escolha da carreira profissional, mudança de cidade, etc. muitas dessas decisões dispõem de muito tempo para serem tomadas, já outras a decisão tem que ser tomada em poucas horas. Então surge a pergunta: como tomar decisões que estejam de acordo com a vontade de Deus? Amados, seja qual for a situação em que você se encontre, existe algumas dicas que podem te ajudar a tomar as suas decisões sempre segundo a vontade de Deus:

1. leia a Palavra.
Rom 12:1-2 “transformai-vos pela renovação da vossa mente”
Nossas mentes tendem a relacionar nossas decisões em experiências de vida anteriores, ou seja, o que você aprende hoje servirá como base de suas decisões amanhã. Então leia a palavra de Deus e tome-a como instrumento de base das suas decisões e não as experiências de natureza pecaminosa que você teve antes de conhecer a verdade, pois diferentemente do que muitos pensam, o pecado não traz experiências boas, ou seja, não é necessário você pecar para se tornar uma sábio nas suas decisões.
2. Oração.
Tiago 1:5-6 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.
         A sabedoria é a única ferramenta que nos permite andar segundo a vontade de Deus, pois sabemos que o homem tem seus limites a ponto de não ser capaz de decidir o que é melhor para seu futuro. Assim se entregarmos nossas decisões a Deus, ou clamarmos a Ele por sabedoria ele nos concederá e assim teremos uma visão que nos permitirá decidir sobre o nosso futuro e fazê-lo na vontade de Deus.
3. A orientação do Espírito Santo
Salmos 143:10 “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus, que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.
O Cristão tem o Espírito Santo como guia. Precisamos pedir a ajuda dEle.  Diferentemente do que muitos pensam, ser cheio do Espírito Santo não é sinônimo de gritar e/ou falar em mistérios, mas sim usar esse privilégio antes concedido apenas aos profetas, como instrumento de transformação nas nossas vidas. Do que adianta você ser batizado ou renovado em um congresso ou outra situação qualquer, e quando você chegar a sua casa, agir como se seu problema tivesse sido resolvido? Do que adianta você ter o Espírito Santo e não deixar Ele agir na sua vida?  Nem muito menos pedir ajuda dEle? Um exemplo bem interessante é o de Saul rei de Israel. Ele era ungido pelo Espírito Santo, mas mesmo assim não andava segundo a vontade de Deus. Porém Davi tinha o Espírito santo e se tornou um homem segundo o coração de Deus. Davi clamava por ajuda, como no salmo acima citado, sempre que precisava tomar decisões e certamente o Espírito Santo não falava em seu ouvido, mas ele tocava em seu coração e operava em sua mente para lhe ajudar a conhecer a vontade de Deus.
4. Buscando Conselhos de Cristãos maduros
Prov. 12:15; “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.”
Uma das maneiras de ser sábio é ouvir. É muito mais sábio você aprender através de exemplos e/ou experiências de cristãos maduros, do que através de seus próprios erros. Pois em alguns casos, um erros seu pode limitar a sua visão para um aprendizado maior, ou seja, como sempre digo o pecado não nos traz nenhuma vantagem, nem mesmo experiência e/ou conhecimento.
Esses quatro pontos são o básico para cada cristão seguir e conseguir andar segundo a vontade de Deus. Lembre-se amados, Deus quer nos mostrar o caminho. Só Ele pode nos mostrar a direção certa. Salmos 25:4-5 “Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.”  E, lembre-se, é mais fácil saber o que uma outra pessoa realmente quer quando você conhece bem aquela pessoa. Certamente Deus irá revelar a vontade dEle para nós. Mas, quanto mais O conhecermos, mais claramente entenderemos e ouviremos Sua vontade. Por isso é bom desde já buscar conhecer cada vez mais a Deus. Deus te abençoe.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

            Hipocrisias


"Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, ao ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: “Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido. O que vocês disseram nas trevas será ouvido à luz do dia, e o que vocês sussurraram aos ouvidos dentro de casa, será proclamado dos telhados”.
-- Lucas 12:1-3--

Alguém disse que a principal causa do ateísmo são os Cristãos que proclamam Deus com suas bocas e o negam com suas vidas. A hipocrisia, como o fermento, começa como algo pequeno e de forma quase imperceptível vai crescendo. Eventualmente ela afeta tudo com que entra em contato. O fermento transforma a massa. A hipocrisia estraga almas. Aqueles que não são discípulos de verdade com o tempo revelam quem são. Igualmente, aqueles que são de Jesus,embora não queiram chamar atenção para si mesmos, serão conhecidos e seu testemunho será ouvido. Vamos largar o medo de admitir nosso pecado. Com vidas íntegras e transparentes podemos proclamar Jesus com coragem. Assim o nosso testemunho irá persuadir outros a também confiarem no Senhor. Como pecadores, não temos nada a esconder. Como perdoados temos tudo a proclamar. Que Jesus seja honrado com tudo que há em nós, de pensamento, palavra e proceder.

Nosso Deus e Pai, santo é o nome do Senhor. Ajude-nos a nos livrar de toda tentação, de todo pecado, de tudo que é de falsidade e hipocrisia. Que a Luz possa reinar absoluta dentro de nós. Que ela possa resplandecer do nosso interior para fora, iluminando o caminho de outros ao nosso redor. Agradecemos a honra que o Senhor nos deu de representar seu filho Jesus Cristo neste mundo. Que nossas vidas possam ser cada vez mais retratos fiéis dEle aqui na
terra. Em nome de Jesus oramos e agradecemos. Amém.

Mensagem extraída do site: www.hermeneutica.com.br

A realidade do pecado.


“I JOÃO 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”


Amados, quando o apóstolo João escreveu na sua epístola universal o texto acima citado, ele não estava nos lançando nenhuma espécie de mandamento legalista, nem muito menos estava fazendo apologia ao pecado. Ele apenas nos mostra ao decorrer da sua epístola, que O filho de Deus esteve entre nós para que tenhamos vida através dele. Não é a debalde que ele diz: “estas coisas vos escrevo, para que o vosso gozo seja completo” por que amados, existem muitas pessoas que se dizem cristãs e não conhecem a Cristo ainda. Pessoas que levam uma vida afundada no poço escuro da religiosidade, do legalismo cristão, que carregam sobre si fardos terríveis, dos tempos da Lei, em tempos de graça. Fardos esses que o homem não pode suportar e que Cristo se ofereceu como voluntário para isso.

Eu fico entristecido quando muitas vezes em reuniões públicas com o intuito de pregação da palavra, “cruzadas”, muitas pessoas lançam sobre a multidão uma espécie de fardo que na maioria das vezes se tornam em depressão ou em revolta contra a verdade que deveria ter sido pregada. Será que não estamos projetando nossos pecados sobre as outras pessoas com isso? Já ouvi relatos de pessoas que dizem: ah! Eles pregam tanta santidade, mas eles também pecam... diante do relato dessa pessoa eu sou obrigado a concordar. Por que a bíblia diz: I JOÃO 1:8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Como podemos então nos considerar “santos” “imaculados” se até quando falamos isso estamos faltando com a verdade? Eu costumo dizer que não somos santos, mas sim santificados em Cristo Jesus .Mas você poderia perguntar: Manoel o que é que deve ser pregado então? que todos somos pecadores e que devemos continuar assim? Que se estamos na graça continuaremos a pecar para que a graça seja ainda maior? O texto de Paulo aos romanos nos responde a essas perguntas: ROMANOS 6:
1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?
2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

Portanto meus queridos, sedes “santificados” através de Cristo, procurando andar em um caminho de retidão, se conseguirmos, glória a Deus, se tropeçarmos na tentativa, nunca desista, pois tens a remissão em Cristo Jesus. Lembrando sempre que a sua salvação não é inerente às boas obras, mas precisamos fazê-las para nosso próprio bem estar físico, espiritual e emocional.
e que a graça e a paz do senhor Jesus, seja alcançada por todos vós. amém!

techos extraídos do site: www.hermeneutica.com.br

sábado, 21 de novembro de 2009

 O PODER DOS OLHOS
"Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você”
-- Lucas 11:34-36 --

Desde o primeiro ato até o último momento registrado na Bíblia, Deus está sempre trazendo luz. "Haja luz" ele diz antes de qualquer outra coisa ser formada (Gen 1:3):Disse Deus: haja luz. E houve luz.
 E quando todas as coisas estiverem concluídas, não haverá mais noite, nem necessidade de lâmpada ou sol, pois o Senhor mesmo será a nossa luz pela eternidade (Apoc 22:5): E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.


Para sermos luz, (Luc 11:33): Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz. para iluminar o caminho de tantos que andam nas trevas, temos que primeiro receber a luz. Olhe para Jesus e mais ninguém. Não dê lugar para a escuridão que nos cerca. Dúvidas. Desejos malignos. Tentações. Livre-se dessas coisas. Olhe para Jesus, busque-O. Deixe que Jesus seja refletido em seus olhos e em sua vida. Siga Jesus e seja luz também. Foi por isso que Deus lhe colocou aqui. Que esta luz possa tomar conta de nós, encher nossas mentes e corações e reluzir em palavras e obras que trarão glória para o Senhor.
AMÉM!